CUIDADOS E MANUTENÇÃO

Pode sempre enviar a sua faca para afiar e/ou para manutenção.
Mas aqui vão algumas dicas e recomendações para que a mantenha sempre em boas condições:

USE COM FREQUÊNCIA.   As minhas facas são pensadas e criadas para serem instrumentos de trabalho para serem usados regularmente. Ao contrário de uma faca em aço inoxidável, usar uma faca de aço carbono com frequência irá construir uma patina devido à oxidação da lâmina, o que lhe confere uma identidade.

MANTENHA-A AFIADA.   Deverá afiar a faca regularmente para manter sempre o fio. Eu recomendo usar uma pedra de água com grão 1000/3000.

LAVAR À MÃO NUNCA NA MÁQUINA.   Deve lavar as suas facas à mão após cada utilização. Use água corrente, esfregão e sabão pouco abrasivos e por fim seque com um pano macio. A faca nunca deve ser colocada na máquina de lavar louça. O calor, a água em alta pressão e os empurrões não são bons para nenhuma faca.

SECAR E LUBRIFICAR.  Secar bem após cada utilização é imprescindível, em particular para as facas em aço carbono, pois têm tendência a ganhar pontos de ferrugem. Também recomendo lubrificar a sua faca. O óleo que uso é de linhaça, óleo universal ou óleo de camélia. Qualquer um destes é natural e seguro para alimentos.

TÁBUAS DE CORTE.   As melhores tábuas de corte são as de madeira. Investir numa boa tábua de corte também melhora a aparência de sua comida e das suas facas. A superfície sobre a qual se vai usar a faca nunca deve ser mais dura que o próprio aço. Uma base de cerâmica ou de pedra, cega uma faca antes da primeira cebola.

GARANTIA.   Vou garantir a manutenção das minhas facas pelo tempo que puder. Trabalho para criar uma peça de arte útil, afiada e que durará muito além de nós, mas ocasionalmente podem surgir problemas. Vou arranjar ou, se necessário, substituir qualquer faca que eu tenha feito, desde que tenha sido usada corretamente.

ADVERTÊNCIAS.   As minhas facas são feitas de aços muito duros, por esse motivo, à exceção dos modelos específicos como cutelos ou similares, eles não devem ser usados ​​em ossos, alimentos congelados ou ingredientes duros. Esses tipos de ingredientes podem causar lascas.

Se tiver alguma dúvida sobre os temas acima ou outros relacionados com o meu trabalho, sinta-se à vontade para me contactar